30.9.13

Revolução Gloriosa

• Henrique VIII consolida o Estado Nacional inglês e inaugura o absolutismo na Inglaterra. Realiza a Reforma Protestante no Reino, fundando o Anglicanismo como religião oficial (Ato de Supremacia).

• Com a expansão colonial e comercial, houve o crescimento da burguesia. Esta classe passou a lutar contra o monopólio mercantilista, exigindo a substituição do absolutismo por um regime liberal no qual houvesse maior participação política e se criassem leis que favorecessem o desenvolvimento do capitalismo industrial.

• As classes sociais da época também correspondiam a diferentes religiões: a nobreza e o clero eram os anglicanos e católicos, respectivamente; a alta burguesia (que defendia a monarquia parlamentar) e a nova burguesia (que defendia a república) eram, respectivamente, os presbiterianos e puritanos (ambos calvinistas).

• Jaime I (neto de Henrique VIII): perseguição aos católicos e calvinistas para o fortalecimento do absolutismo e do anglicanismo; criação de novos impostos e aumentos dos já existentes – conflitos com o Parlamento.

• O parlamento invoca a Carta Magna, que limita o poder do rei e deixa claro que os impostos não poderiam ser criados ou aumentados sem a aprovação dos representantes populares.

• Carlos I (filho de Jaime I): as divergências com o parlamento, que cobra o juramento da Petição de Direitos (Bill of Rights, reafirmando o conteúdo da Carta Magna), continuam em seu reinado. Então, Carlos I dissolve o parlamento, dando início a uma GUERRA CIVIL.

• Os “cabeças redondas” (presbiterianos e puritanos) vencem os “cavaleiros” (anglicanos e católicos) e dão início à chamada República Commonwelth, liderada por Oliver Cromwell.

• Cromwell expulsa os presbiterianos do Parlamento, consolida a hegemonia naval da Inglaterra nos mares (Atos de Navegação), amplia o império colonial na América e mantém a conquista da Irlanda e Escócia.

• Mais tarde, Cromwell dissolve o parlamento, se declara Lord Protector e assume um governo ditatorial e centralizado.

• Após a morte de Cromwell e a incapacidade de seu filho Ricardo seguir com o governo, restaura-se a monarquia, trazendo ao poder Carlos II (filho de Carlos I, que havia dissolvido o parlamento e iniciado a Guerra Civil).

• Carlos II e seu sucessor, Jaime II, governam de forma absolutista. Mais uma vez, o parlamento exige a assinatura da Carta Magna e da Bill of Rights. Jaime II é deposto.

• Guilherme Orange, ao assumir o governo, institui a Monarquia Constitucional (ou Parlamentar), jura a Bill of Rights e divide o poder em Executivo, Legislativo e Judiciário, reforçando o poder do parlamento sobre a realeza. O chefe do governo torna-se o PRIMEIRO MINISTRO, o monarca é limitado a uma figura ilustrativa.

CONSEQUÊNCIAS GERAIS:

- Fim do absolutismo;
- Início da Monarquia Parlamentar, sistema político que vigora até os dias atuais na Inglaterra;
- Triunfo do liberalismo sobre o mercantilismo;
- Vitória e fortalecimento da burguesia.

0 comentários:

Postar um comentário