29.9.13

Anatomia comparada: Nutrição e Respiração

Nutrição 

Os poríferos e os protozoários têm digestão intracelular, pois ocorre no interior das células. Nutrição limitada -> apenas seres e partículas microscópicas, do tamanho próximo ao das células, podem ser aproveitados e fagocitados pelos coanócitos.

Cnidários e platelmintos -> Realizam digestão extracelular, na qual algumas células são capazes de lançar enzimas digestivas e, assim, digerir partículas maiores de alimento.
Passam a possuir boca, que serve para entrada e saída de alimentos (tudo digestório incompleto). Desvantagem = esperar até a excreção para se alimentar novamente.

A partir dos nematoides, surge uma abertura para eliminação de substâncias, o ânus (tubo digestório completo). Vantagem = ingestão de alimentos mais frequente.
Aparecem, ainda, dobras no tubo digestório que aumentam a superfície de produção de enzimas e de absorção de alimento: a tiflossole (intestino das minhocas) e os cecos gástricos (insetos). Surgem glândulas.
* Vilosidades -> pequenas pregas, dobras microscópicas que aumentam a superfície de absorção dos alimentos.

Aves -> possuem papo, onde os grãos são armazenados e amolecidos. O estômago é dividido em estômago químico (proventrículo), que lança enzimas digestivas, e estômago mecânico (moela), que tritura e quebra o alimento.

Ruminantes -> estômago desenvolvido e dividido em quatro partes, o que permite um melhor aproveitamento da celulose dos vegetais (digeridas por bactérias no rúmen e no retículo). No omaso e no abomaso, essas bactérias morrem e o alimento, em menores partes, retorna à boca para ser mastigado. Depois é deglutido outra vez, sendo a água absorvida pelo omaso e as proteínas no abomaso.

Carnívoros x herbívoros -> Nos herbívoros, o sistema digestório é proporcionalmente maior, pois os vegetais são menos nutritivos e de digestão difícil.

Respiração

A respiração pode ser cutânea apenas em indivíduos cujo tecido tem até 1 mm de espessura, ou seja, com poucas camadas de células. Desta forma, é possível que o oxigênio penetre por difusão.
Direta -> atinge diretamente todas as células (poríferos/cnidários/platelmintos/nematoides).
Indireta -> há um sistema circulatório para transportar com maior velocidade (anelídeos).

Animais terrestres -> traqueias/dobras para dentro.
1os. = insetos.
Aparecem pulmões primitivos a partir dos moluscos.

Animais aquáticos -> brânquias/dobras para fora.
Peixes = água passa pela boca e sai pelas brânquias. Sangue contra o fluxo para que haja a passagem do oxigênio da água para o sangue.
Anfíbios = possuem brânquias externas enquanto larvas e pulmões saculiformes quando adultos.

Homens = o ar passa pelo nariz -> faringe -> laringe -> brônquios -> bronquíolos -> alvéolos (onde ocorre a hematose).

0 comentários:

Postar um comentário