30.9.13

Renascimento Cultural

∗ Humanismo – preferência das “matérias humanísticas” (retórica, gramática, filosofia, história, etc.) às “matérias divinas”.

∗ Os humanistas viam a Idade Média como uma idade intermediária entre duas épocas brilhantes, um período obscuro, estático e com pouca produção de conhecimento. Rejeitam as obras medievais, buscando um retorno às origens artísticas Greco-romanas.

∗ Os humanistas buscaram inspiração na Antiguidade Clássica por considerar suas obras perfeitas (classicismo), que tratavam da felicidade terrena, do bem viver, e não interpretavam a história a partir da doutrina cristã como os medievais.

∗ O Renascimento teve como fundamento a ação humana diante da natureza, do divino e da vida social. Enfatizar o homem e colocá-lo como centro das explicações corresponde à visão antropocêntrica, que prevalece no período opondo-se ao teocentrismo medieval. Pregavam o uso da razão como peça fundamental na compreensão e interação do mundo (racionalismo).

∗ Itália foi o berço do Renascimento – fatores:
- Mecenas (patrocinadores de artistas renascentistas);
- Comércio com o Oriente (trocas culturais que enriqueceram as produções artísticas);
- Crise do Império Bizantino (transportam valores orientais quando migram para o outro lado da Europa);
- Berço de Roma (muitas das produções culturais Greco-romanas ainda residiam na Itália).

∗ O desenvolvimento da imprensa também foi importante para facilitar a reprodução e divulgação das obras humanistas.

∗ Desenvolvimento da ciência moderna:
- Heliocentrismo (Terra girando em torno do Sol – Nicolau Copérnico) X Geocentrismo (Sol girando em torno da Terra – concepção teocêntrica).
- Kepler e Galileu – outros pensadores que se dedicaram, entre outras disciplinas, à Astronomia.

0 comentários:

Postar um comentário