29.9.13

Independência da América Espanhola

∗ Contexto histórico e influências:
• Independência do EUA.
• Revolução Francesa.
• Invasão de Napoleão Bonaparte ao trono de Ferdinando VI => confere à colônia oportunidade de falar por si mesma e lutar pela independência.

∗ Diversidade étnica cultural das colônias => funções e lugares sociais distintos.

∗ Os crioullos (mestiços – descendentes de espanhóis nascidos na América) constituíam uma elite colonial com pouco acesso a administração.

∗ Causas/estímulos à Independência:
 • NACIONALISMO => Este papel mínimo que exerciam os crioullos contribuiu para o surgimento de um sentimento nacionalista e de revanchismo em relação aos chapetones (europeus que tinham acesso à riqueza e controlavam os Cabildos).
 • + IDEAL DE LIBERDADE => O sentimento de liberdade, trazido pelo Iluminismo europeu, era o que solidificava o nacionalismo e impulsionava os movimentos sociais em prol da libertação da dominação econômica, política e social da Espanha.
• TRABALHO COMPULSÓRIO => indignação com a escravidão indígena nas minas e exploração de suas terras sobre a pressão da metrópole, que, desde o descobrimento, implantou medidas autoritárias e exploratórias na América colonial.
• QUESTÕES ECONÔMICAS => interesse em romper o pacto colonial e possibilitar o comércio direto com outras nações a partir dos interesses locais, além de eliminar os tributos impostos pela Espanha.

 ∗ Revolta Tupac Amaru (1780 – Peru) => o indígena inca José Gabriel Condorcaqui se proclamou sucessor do imperador Inca Tupac Amaru II. O objetivo da revolta era restaurar o império Inca com um poderoso exército indígena. Tupac Amaru foi derrotado, desmembrado e decapitado.

 ∗ Congresso de Viena e Santa Aliança => retomam os reinos absolutistas da Europa e, com o retorno do rei espanhol ao trono, se estabelece novamente uma forte repressão da Metrópole às revoltas coloniais.

 ∗ Simón Bolívar => presenciou a Revolução Francesa e prometeu honrar sua pátria e lutar pela justiça contra o poder espanhol.
 - Proclamou, sem legitimação, a liberdade dos escravos. Porém, dada a diferença de interesses entre negros, crioullos e os latifundiários, não pode ocorrer um movimento unificado de independência com ele planejava.
- Une-se aos camponeses, abandonando o ideal escravo, lutando contra os caudilhos, grandes detentores de terras.
- Defende a instalação de uma república => idealização da “Gran Colombia” (pan-americanismo), um único país forte que ocuparia toda a antiga América Espanhola.
- A imagem de Bolívar é resgatada de forma heroica, como expoente da luta contra interesses imperialistas sobre a América. Hugo Chávez => contra o imperialismo dos EUA.

 ∗ San Martín => oficial do exército argentino. Expulsando os oficiais espanhóis que estavam em trincheiras no Peru, libertando o país. Projeto Monarquista.

 ∗ Independência do Haiti => “Revolução Negra” (caráter antiescravagista). Tem início quando os jacobinos, comandando a França durante a Revolução Francesa, propuseram o fim da escravidão nas colônias, originando um conflito entre a população negra oprimida e escravizada e a elite branca dominadora. Se difere dos demais movimentos da América Espanhola porque é um movimento que parte dos escravos, e não de uma elite colonial (crioullos).

Fonte: http://cfrbpensandoalto.blogspot.com.br/2012/08/independencia-da-america-espanhola.html

0 comentários:

Postar um comentário