30.9.13

Reformas Protestantes e Contrarreforma

∗ Não houve apenas uma reforma, mas várias reformas religiosas.

∗ O principal objetivo não era fundar uma nova fé, mas reformar a fé cristã já existente.

Movimento Luterano – Martinho Lutero (Alemanha):
- A natureza humana era pecadora; o homem, que já nascia pecador, deve buscar a salvação pela fé e pela graça divina.
- A Bíblia era a única portadora da palavra de Deus, a Bíblia deveria ser a autoridade, e cabia aos fiéis interpretá-la, e não a Igreja.
- A Igreja deveria ser um lugar de reunião, sem poderes políticos ou institucionais sobre os fiéis.
- As 95 teses => texto com os pontos em que Lutero discordava da Igreja Católica. Entre suas críticas estavam a autoridade da Igreja na salvação dos crentes e o comércio de indulgências (venda do perdão).

Movimento Calvinista – Calvino (França):
- Para Calvino, o homem, quando nasce, já está predestinado a ser salvo ou a ser condenado. Porém, um sinal da salvação era o acúmulo de riquezas.
- Com isso, Calvino ganhou o apoio da burguesia, pois essa camada encontrou em sua teoria a legitimação religiosa de suas práticas. O lucro, até então condenado pela Igreja, agora será visto como um sinal de boa predestinação.

Movimento anglicano – Henrique VIII (Inglaterra):
- Movimento reformista impulsionado por fatores políticos – a solicitação de divórcio do rei foi rejeitada pelo papa.
- Henrique VIII decide, assim, anular a autoridade da Igreja Católica na Inglaterra e funda a Igreja Anglicana, tornando esta a religião oficial da Inglaterra.

Contrarreforma: medidas que a Igreja Católica tomou para conter o protestantismo e recuperar sua força. A Igreja fundou a Companhia de Jesus, que tinha como objetivo conquistar novos fiéis; reativou a Inquisição, que julgava e condenava as pessoas contrárias aos dogmas católicos.

∗ Concílio de Trento: reunião da Igreja Católica para debater sobre os problemas provocados pelas Reformas Protestantes. Os dois pontos principais deste debate eram a reafirmação dos dogmas católicos e uma nova proposta de reforma do clero.

0 comentários:

Postar um comentário