30.9.13

Iluminismo

• O Iluminismo foi um movimento filosófico e cientifico, responsável por definir as fronteiras entre fé e a razão.

• “Século das Luzes” – a ideia de luz pode ser interpretada a partir do Mito da Caverna de Platão, no qual o filósofo, ao entrar no escuro da caverna, encontra-se no mundo das sensações e emoções. Quando encontra a razão, sai da caverna e encontra a luz. RUPTURA ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO.

• Kant descreve o movimento iluminista como o “alcance da maioridade do homem”, ou seja, o momento em que o homem poderia por si só obter os esclarecimentos e a compreensão do mundo sem a interferência da Igreja.

• Os filósofos iluministas foram influenciados pelo racionalismo, pois os valorizavam a experimentação, observação e a investigação para produção do conhecimento.

• O Iluminismo preocupou-se em refletir e criticar as práticas do Antigo Regime e suas principais linhas de ação, como o absolutismo e o mercantilismo – pregavam a liberdade econômica, a liberdade política e a igualdade jurídica. Seus ideais conquistaram principalmente a burguesia, contribuindo para mudanças das estruturas sociais e políticas da Idade Moderna e influenciando as revoluções burguesas (Revolução Francesa, Independência dos Estados Unidos, Inconfidência Mineira, etc).

• Filósofos iluministas e suas teses:
∗ Voltaire – críticas à relação da Igreja com o Estado.
∗ Montesquieu – idealizador da divisão de poderes em executivo, legislativo e judiciário (“O Espírito das Leis”).
∗ Rousseau – defende a democracia e a ideia de uma sociedade onde haja igualdade entre os indivíduos (“O Contrato Social”).
∗ Diderot e D’Alembert – responsáveis pela criação da enciclopédia, uma obra que substitui o discurso religioso, reunindo a produção científica de todas as áreas do conhecimento.

• Os iluministas condenavam a intervenção estatal na economia, pois acreditavam que o desenvolvimento econômico era fruto de um mercado livre.
1˚) Fisiocratas – a base da economia está na agricultura. Autores do “laissez faire, laissez passer” (deixai fazer, deixai passar).
2˚) Adam Smith – a base da riqueza é o trabalho. O economista era defensor do trabalho livre e assalariado, contrário ao protecionismo, ao sistema colonial e ao controle do Estado na economia. Ideias: Lei da Oferta e da Procura, mão invisível que conduz o mercado.

Hoje o Estado é NEOLIBERAL, ou seja, ainda atua protegendo a economia nacional com algumas taxas alfandegárias, mas há abertura econômica e a livre circulação de capitais. A interferência estatal é mínima e as questões e problemas sociais são colocados em segundo plano. 

• Despotismo esclarecido ~> Com o avanço das ideias liberais, muitos reis, para se manterem no poder e conter possíveis insatisfações, se viram obrigados a adotar princípios iluministas. Governavam, porém, sem abandonar totalmente as práticas mercantilistas, ora centralizando suas atitudes, ora agindo de forma liberal.

0 comentários:

Postar um comentário