30.9.13

Expansão Marítima Europeia

∗ Muitas expedições europeias não retornavam. Isto alimentava o imaginário dos europeus de que o oceano estaria repleto de criaturas místicas, misteriosas e perigosas.

∗ Mercantilismo:

- O Estado, visando se fortalecer e acumular riquezas, passou a incentivar e proteger as atividades econômicas, entendidas agora como negócios também do estado.
- Um dos principais objetivos da intervenção do Estado na economia era atender às necessidades sem comprar produtos de outros países, enriquecendo sua nação e diminuindo a riqueza dos demais Estados.
- Características:
      . Metalismo -> a quantidade de riqueza que um país possui é a quantidade de metais preciosos (ouro, prata) que acumula.
      . Balança comercial favorável -> vender mais e comprar menos para garantir o lucro.
      . Protecionismo -> aumento dos impostos para produtos estrangeiros, protegendo os produtos locais da concorrência e gerando dinheiro para o Estado.

∗ Fatores que influenciaram e favoreceram a Expansão Marítima:

- Turcos tomam o oriente e mercadores Gênova e Veneza controlam o comércio do Mediterrâneo, tornando cada vez mais difícil o comércio de especiarias orientais.
- A centralização política facilitou a mobilização de recursos nos projetos marítimos;
- Avanços na técnica náutica;
- Busca por fiéis em novas terras (Companhia de Jesus);
- Busca por metais preciosos.

∗ Fatores para o pioneirismo português:

- Posição geográfica favorável -> grande extensão litorânea que facilitava as atividades marítimas, como a pesca.
- Centralização política -> incentivo por parte do Estado, que concedia privilégios às atividades comerciais e a quem estava envolvido nelas. Aliás, grande parte da nobreza era constituída por grupos mercantis.
- Domínio de técnicas náuticas -> Portugal teve contato com os árabes, que trouxeram vários instrumentos de navegação (bússola, astrolábio, etc.) que foram incorporados e aperfeiçoados pelos navegadores portugueses.

0 comentários:

Postar um comentário