30.9.13

Revolução Francesa e Império Napoleônico

• Contexto da Revolução:

∗ A manutenção da Monarquia absoluta francesa empobrece o Estado com despesas de guerras e sustento da Corte.
∗ Com a participação na Guerra de Independência dos EUA, França tem sua crise econômica ainda mais agravada, além de trazer influências liberais.
∗ Clero e Nobreza, juntos, representam 3% da população e detêm mais da metade das terras.
∗ O Terceiro Estado (burguesia, camponeses e sans culottes) arcava com as responsabilidades fiscais da sociedade francesa e não possuíam privilégios, enquanto Clero e Nobreza eram isentos de impostos, concentravam terras, prestígio e os mais altos cargos.
∗ Há uma relação de OPRESSÃO e SUSTENTO entre ambas as camadas sociais (Absolutismo parasitário).

• Principais causas para a revolta:

∗ O absolutismo não permitir participação política alguma e defender uma sociedade de estamentos;
∗ Propriedade era hereditária;
∗ Crise econômica e pobreza da população;
∗ Isenção de impostos para o Primeiro e Segundo Estados.

• Reinvidicações:

∗ Fim dos privilégios feudais (impostos abusivos, imunidade legislativa, corveia, talha, banalidade, etc);
∗ Igualdade perante a lei;
∗ Participação política;
∗ Liberalismo econômico;
∗ Propriedade privada (fim da propriedade hereditária, permissão para venda e compra de terras).

1ª FASE: 

Grupos: 1˚) Girondinos ~> alta burguesia, defendem o voto censitário e a monarquia parlamentar. 2˚) Jacobinos ~> média e baixa burguesia, defendem o voto universal e a república democrática. 3˚) Sans-cullotes ~> camponeses, classes baixas, apoiam os jacobinos.

∗ Nobres, pressionados para assentir com a tributação para todos, se revoltam ~> Revolução dos Notáveis (1781).
∗ Convoca-se os Estados Gerais para votar a tributação para todo e o resultado é a favor do Clero e Nobreza (2 Estados contra 1).
∗ Burguesia cobra uma Assembleia Nacional Constituinte.
∗ Queda da Bastilha ~> Bastilha torna-se o emblema da Revolução por ser a prisão dos opositores ao Estado absolutista.
∗ Declaração Universal dos Direitos do Homem ~> garantem a igualdade jurídica, fim da propriedade hereditária, separação entre Igreja e Estado, fim dos privilégios feudais e liberdade de expressão.
∗ Implantação da Monarquia Constitucional (voto censitário e divisão de poderes) ~> Rei foge e pede apoio ao Império Austríaco (traição).

2ª FASE – PERÍODO DO TERROR: 

∗ Jacobinos assumem o poder de forma radical e implantam uma ditadura, na qual qualquer opositor à Revolução é perseguido e guilhotinado.
∗ Líderes ~> Morat, Robespierre, Danton.
∗ Guerra Civil entre Girondinos e Jacobinos.
∗ “A Revolução devora seus filhos” ~> os mesmos grupos que pleiteavam por um objetivo em comum – a Revolução –, agora entram em conflito entre si.
∗ Países absolutistas se coligam por medo de que a Revolução se espalhe pela Europa. (Inglaterra apoia o absolutismo mesmo sendo parlamentarista porque teme que, se a Revolução se alastrasse, seus mercados consumidores pudessem ser ameaçados e seu poderio econômico desestabilizado.)
∗ Período Republicano ~> aprovação do voto universal, fim da escravidão nas colônias, direito à greve, fim dos privilégios feudaias restantes.
∗ Reação terminadora ~> Girondinos levam líderes jacobinos à guilhotina.

3ª FASE – DIRETÓRIO:

∗ Consolidação de um regime autoritário com aliança entre burguesia e exército (5 membros do exército eleitos pelo parlamento dirigem politicamente o Estado).
∗ Diretrizes políticas e econômicas voltadas para o crescimento capitalista industrial (dá fim aos últimos resquícios agrícolas).
∗ Más relações entre trabalhadores e burguesia ~> reivindicações por melhorias nas relações trabalhistas.
∗ Conspiração dos Iguais ~> movimento popular liderado por Baubef de cunho popular contra as medidas da burguesia.
∗ 1799 ~> Golpe 18 BRUMÁRIO de Napoleão Bonaparte, que concretiza os ideais liverais burgueses.

4ª FASE – CONSULADO: 

∗ Napoleão é eleito 1˚ cônsul, acabando com os demais cônsules e exercendo todo o poder executivo.
∗ Medidas: criação do Banco da França, Código Civil Napoleônico (proibição de sindicatos e greve – censura –, retoma a escravidão nas colônias).
∗ 1804 ~> é coroado Imperador pela Igreja. CONTRADIÇÃO: a Revolução, que conquistou a laicidade do Estado e cujo objetivo foi destronar o absolutismo, culmina no retorno à um poder centralizado e na aliança com a Igreja.

Império Napoleônico.

• Ideal expansionista e tomada de territórios para acúmulo de matéria-prima.

• Introdução do Bloqueio Continental (ameaça de invasão aos países que mantivessem relações comerciais com a Inglaterra), objetivando minar a soberania econômica inglesa.

• Consequências ~> Corte portuguesa foge para o Brasil para não ser invadida; invasão da Espanha por Napoleão e deposição do rei desencadeia o processo de independência das colônias espanholas.

• Aliança dos países absolutistas com apoio inglês contra Napoleão.

18 comentários:

Anônimo disse...

gostei

Anônimo disse...

parabéns por esse seu trabalho, achei muito legal e interessante!
eu estou no 8* ano e esse seu resumo me ajudou muuuuuiiiiitttttooooo!!!!!!!
ufa quase que eu me ferro, se ñ fosse DEUS primeiro e depois vc estaria perdida hj na aula de historia 07/08/2014

Anônimo disse...

adorei este resumo estou no 2º ano do ensino médio e precisei fazer um trabalho bimestral sobe a revolução francesa e se não fosse este resumo eu estaria ferrado.......!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ufa ainda bem que consegui pelo menos
Tirei 100 em historia

Unknown disse...

Que bom que pude ajudar :)))

Unknown disse...

lecau,mas muito grande :D kkkk eu to com preguiça de leeeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrr enho prova to na afcu

Unknown disse...

lecau,mas muito grande :D kkkk eu to com preguiça de leeeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrr enho prova to na afcu

Anônimo disse...

Resumo excelente! Me ajudou bastante!

Anônimo disse...

Parabéns Laila Algaves. Ótimo trabalho, me ajudou muito :)

Unknown disse...

parabens otimo trabalho me ajudou muito tirei nota 10

Unknown disse...

ainda nao sei se deu certo mas...

Unknown disse...

ainda nao sei se deu certo mas...

Unknown disse...

tinha que ser assim se nao tinhemos nada

Anônimo disse...

Ameii..
Muiito Bom..
Estou No 8 Ano E Esse Assunto Que Eu Estou Estudando Esse Resumo Me Ajudou Muito...
Vou Fazer Prova Sobre Isso E Nao Preciso De Mais Nada..

Unknown disse...

Gostei de mais me ajudou bastante! 18/09/2016

Unknown disse...

Obrigada me ajudou a estudar pra prova
11/04/18

Anônimo disse...

muito bom eu adorei, esse texto tem todos os detalhes necessários!!

Unknown disse...

Resumo massa.

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