30.9.13

Primeira Revolução Industrial

• O século XVIII deu inicio a uma série de transformações sociais, políticas e econômicas que transformaram as relações sociais na Europa e no mundo.

• Sob a influência do liberalismo econômico e da necessidade de expansão dos capitais ingleses através da ampliação dos mercados consumidores, a Inglaterra torna-se a pioneira de transformação dos meios de produção ao introduzir na indústria a maquinofatura, período este conhecido como Revolução Industrial.

• PIONEIRISMO INGLÊS NO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO:
∗ Política de cercamento dos campos ~> proporcionou a substituição do pastoramento para o cultivo agrícola em grande escala, transformando propriedades rurais em área de cultivo de algodão, matéria-prima para a indústria têxtil crescente na Inglaterra naquele período. Tal política também contribuiu para a expulsão dos camponeses de suas antigas propriedades.
∗ Acúmulo de capitais provenientes da colonização e da pirataria.
∗ Revolução Gloriosa ~> triunfo da classe burguesa e formação de um Estado fundamentalmente burguês, que opera para as questões econômicas, investindo no fim do protecionismo alfandegário e desenvolvendo a economia pelos ideais liberais.

• A Revolução Industrial foi, em síntese, a substituição das oficinas artesanais – nas quais o trabalhador tinha total controle sobre seu produto – pela maquinofatura – caracterizada pela divisão de tarefas – e a mecanização da indústria por meio das máquinas à vapor (carvão).

• CONSEQUÊNCIAS GERAIS:
∗ Desenvolvimento do transporte – ferrovias, locomotivas, barcos à vapor.
∗ Expropriação dos camponeses do campo e crescente urbanização.
∗ Surgimento da classe operária – proletários, representantes d mão de obra assalariada e submissa aos empresários burgueses.
∗ Mudança nas diretrizes econômicas a partir do fortalecimento do sistema capitalista.
∗ Estímulo ao imperialismo inglês para obtenção de mercado consumidor e matéria-prima.
∗ O tempo sofreu a primeira grande mudança no sistema industrial, pois passou a ser cronometrado e definir gastos e lucros da produção (relógio – invenção inglesa).

• A classe proletária sofria sérios abusos dos proprietários fabris, trabalhando por longas cargas horárias, sem condições de segurança, habitação, salários apropriados ou leis que os protegessem.

• Mais valia ~> termo empregado por Karl Marx à diferença entre o valor do produto realizado pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, que seria a base da exploração no sistema capitalista. O salário não cobre o que o trabalhador produz; o capitalismo obscurece o processo produtivo por trás da mercadoria, alienando o operário, que não tem consciência do valor de seu trabalho.

• Movimento e reivindicações do proletariado:
∗ Ludismo ~> quebra das máquinas.
∗ Cartismo ~> planfetagem e propagandas contra o sistema de trabalho nas fábricas.
∗ Trade Unions ~> forma organizada de resistência, onde os operários passaram a determinar suas reivindicações e sugerir mudanças, fundando os primeiros sindicatos.

• Surgem novas ideologias revolucionárias contrárias ao Estado Liberal Burguês: Socialismo e Comunismo, que pregam a tomada do poder pelo proletariado e a total estatização econômica para a manutenção de uma sociedade ideal, na qual todos seriam iguais.

• Os direitos trabalhistas foram, ao mesmo tempo, uma conquista e uma ilusão para os trabalhadores, porque, se por um lado trazem melhorias nas suas condições de vida, por outro perpetuam a mesma ordem de dominação de classes.

• Na segunda fase da Revolução Industrial, introduz-se o petróleo como fonte para a produção de energia elétrica; na terceira, há a flexibilização produtiva (hiperqualificação dos trabalhadores, desemprego e aumento do trabalho informal).

0 comentários:

Postar um comentário