30.9.13

Alterações Bióticas e Abióticas

Alterações bióticas: 

∗ Introdução de espécies exóticas. Quando são prejudiciais são chamadas INVASORAS, pois passam a competir com as espécies naturais do local. (Exemplos: mexilhão-dourado no Brasil, peixe-leão no Caribe – liberado de aquários por tsunamis e terremotos –, Coral-Sol no RJ – larvas em água de lastro.)

∗ Extinção de espécies – baleia-jubarte, mico-leão-dourado, peixe-boi, etc.

∗ Endemismo ~> seres que vivem em apenas um local, estando propício a um rápido processo de extinção.

Alterações abióticas: 

∗ Poluição sonora ~> irritação, surdez, necessidade de protetores auditivos em fábricas.

∗ Poluição térmica ~> aumento da temperatura da água, provocando alteração no meio; usinas hidrelétricas e atômicas; desenvolvimento de fungos e bactérias; formação de ilhas de calor e retenção do ar quente (impede que a inversão térmica ocorra).

∗ Poluição do ar ~> aumento da quantidade de CO2.

• Efeito estufa e aquecimento global.

• CO (monóxido de carbono) – carboxiemoglobina (falta de oxigenacão).

• SO2 (dióxido de enxofre) e NO2 (dióxido de nitrogênio) – ao reagirem com a água, formam, respectivamente, o ácido sulfúrico e o ácido nítrico (chuva ácida).

• O3 (ozônio).

∗ Elementos radioativos ~> causam mutações genéticas. Casos famosos: Chernobyl e Goiânia.

∗ Substâncias não-biodegradáveis ~> não sofrem decomposição, acumulam-se nos tecidos dos organismos e se amontoam ao longo da cadeia alimentar (bioacumulação).

∗ Caso de Minamata ~> morte de muitas pessoas pela ingestão de peixes contaminados por mercúrio. Não se descobriu antes porque o nível de mercúrio só tornou-se perceptível e surtiu efeitos nos seres humanos.

∗ Derramamento de petróleo ~> quando ocorrem acidentes com navios ou platarformas, formam-se manchas superficiais que bloqueiam a passagem de luz solar e impedem a fotossíntese (não há produtores primários, afeta toda a cadeia).

∗ Eutrofização ~> aumento de nutrientes (fosfato e nitrato) em ambientes aquáticos ~> toxinas.

∗ Lixo ~> lixões a céu aberto, aterros sanitários, incineração, compostagem, etc.

∗ Efeitos das queimadas ~> degradação e empobrecimento do solo pela eliminação de microorganismos que o fertilizam; a destruição dos vegetais também deixam o solo desprotegido; libera gases como CO2 e CH4, que bloqueiam o calor, causando o efeito estufa.

∗ Carência mundial da água ~> apenas cerca de 3% da água do planeta é doce e, desta parcela, aproximadamente 70% está congelada na forma de geleiras. Sobra, portanto, uma porcentagem muito pequena de água própria para o consumo humano, que é muitas vezes contaminada e desperdiçada por uso industrial, agrícola e doméstico. Alguns locais sofrem com a escassez de recursos hídricos ou capital para extrair a água de outros locais, como realizar o processo de dessalinização.

0 comentários:

Postar um comentário