• Alterações bióticas:
∗ Introdução de espécies exóticas. Quando são prejudiciais são chamadas INVASORAS, pois passam a competir com as espécies naturais do local. (Exemplos: mexilhão-dourado no Brasil, peixe-leão no Caribe – liberado de aquários por tsunamis e terremotos –, Coral-Sol no RJ – larvas em água de lastro.)
∗ Extinção de espécies – baleia-jubarte, mico-leão-dourado, peixe-boi, etc.
∗ Endemismo ~> seres que vivem em apenas um local, estando propício a um rápido processo de extinção.
• Alterações abióticas:
∗ Poluição sonora ~> irritação, surdez, necessidade de protetores auditivos em fábricas.
∗ Poluição térmica ~> aumento da temperatura da água, provocando alteração no meio; usinas hidrelétricas e atômicas; desenvolvimento de fungos e bactérias; formação de ilhas de calor e retenção do ar quente (impede que a inversão térmica ocorra).
∗ Poluição do ar ~> aumento da quantidade de CO2.
• Efeito estufa e aquecimento global.
• CO (monóxido de carbono) – carboxiemoglobina (falta de oxigenacão).
• SO2 (dióxido de enxofre) e NO2 (dióxido de nitrogênio) – ao reagirem com a água, formam, respectivamente, o ácido sulfúrico e o ácido nítrico (chuva ácida).
• O3 (ozônio).
∗ Elementos radioativos ~> causam mutações genéticas. Casos famosos: Chernobyl e Goiânia.
∗ Substâncias não-biodegradáveis ~> não sofrem decomposição, acumulam-se nos tecidos dos organismos e se amontoam ao longo da cadeia alimentar (bioacumulação).
∗ Caso de Minamata ~> morte de muitas pessoas pela ingestão de peixes contaminados por mercúrio. Não se descobriu antes porque o nível de mercúrio só tornou-se perceptível e surtiu efeitos nos seres humanos.
∗ Derramamento de petróleo ~> quando ocorrem acidentes com navios ou platarformas, formam-se manchas superficiais que bloqueiam a passagem de luz solar e impedem a fotossíntese (não há produtores primários, afeta toda a cadeia).
∗ Eutrofização ~> aumento de nutrientes (fosfato e nitrato) em ambientes aquáticos ~> toxinas.
∗ Lixo ~> lixões a céu aberto, aterros sanitários, incineração, compostagem, etc.
∗ Efeitos das queimadas ~> degradação e empobrecimento do solo pela eliminação de microorganismos que o fertilizam; a destruição dos vegetais também deixam o solo desprotegido; libera gases como CO2 e CH4, que bloqueiam o calor, causando o efeito estufa.
∗ Carência mundial da água ~> apenas cerca de 3% da água do planeta é doce e, desta parcela, aproximadamente 70% está congelada na forma de geleiras. Sobra, portanto, uma porcentagem muito pequena de água própria para o consumo humano, que é muitas vezes contaminada e desperdiçada por uso industrial, agrícola e doméstico. Alguns locais sofrem com a escassez de recursos hídricos ou capital para extrair a água de outros locais, como realizar o processo de dessalinização.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário