30.9.13

Anatomia Comparada: Circulação

Os poríferos, celenterados, platelmintos e nematódeos são animais avasculares, isto é, são animais desprovidos de sistema circulatório.

Os artrópodes e a maioria dos moluscos têm um tipo de circulação em que o sangue, depois de ser bombeado pelo coração, circula dentro de vasos sanguíneos por uma curta distância, sai deles e banha as células em regiões chamadas de hemoceles ou lacunas (sistema circulatório aberto, que é menos eficaz pois o sangue perde pressão).

Nos anelídeos, nos moluscos cefalópodes (como os polvos e as lulas) e nos vertebrados, o sangue flui exclusivamente dentro de vasos sanguíneos (sistema circulatório fechado).

Nos vertebrados, ainda, o coração sofreu modificações ao longo da evolução: nos peixes, há apenas um átrio e um ventrículo; nos anfíbios, há dois átrios, porém somente um ventrículo, onde o sangue se mistura; nos répteis e nas aves, o ventrículo começa a se dividir (septo de Babatier); finalmente, nos mamíferos, há dois átrios e dois ventrículos.

Um átrio e um ventrículo (circulação simples) => peixes. 
Dois átrios e um ventrículo (circulação dupla incompleta) => anfíbios. 
Dois átrios e um ventrículo começando a dividir-se (septo) => répteis e aves. 
Dois átrios e dois ventrículos (circulação dupla completa) => mamíferos.

Artérias => vasos que saem do coração.
Veias => vasos que chegam no coração.
Sangue venoso => rico em CO2.
Sangue arterial => rico em O2.


Legenda: 
Parte lilás/azulada => sangue venoso.
Parte vermelha => sangue arterial.

Circulação do sangue no corpo humano:

O sangue arterial, rico em O2, parte dos capilares pulmonares, entra no coração passa pelas veias pulmonares e é bombeado para todo o corpo pela artéria aorta (grande circulação). Os leitos capilares que distribuiram o O2 pelo corpo também irão recolher o CO2, que é levado para o coração pelas veias cavas e é bombeado para o pulmão pela artéria pulmonar para que ocorram novamente as trocas gasosas (pequena circulação).

0 comentários:

Postar um comentário