30.9.13

Genética, Genes e Mendel

∗ Biotecnologia: utilização de seres vivos para obtenção de produtos para o ser humano.

∗ Engenharia genética são as técnicas de manipulação de genes X melhoramento genético são técnicas de reprodução seletiva, cujo objetivo é obter indivíduos mais produtivos.

∗ Contribuições de Gregor Mendel – as características eram hereditariamente transmitidas por meio de fatores (chamados fatores mendelianos, hoje são os genes) que se encontravam nos gametas.

∗ Sutton – teoria cromossômica da herança – os genes se encontram nos cromossomos.

∗ 97% de todo o DNA é composto por uma porção não-codificante, ou seja, sem genes. O DNA não-codificante é importante porque participa da estrutura dos cromossomos (possibilita que se espiralizem mais), porque forma o centrômero (importante porque não pode haver genes na união entre as cromátides, uma parte impossível de se codificar) e porque pode ser trechos onde havia genes que perderam sua função e por isso deixaram de existir (evolução).

∗ Estudos com a anomalia da urina preta, causada pela falta de uma enzima, demonstraram que cada gene é responsável pela síntese de uma proteína. Como toda enzima é uma proteína, ampliaram esta descoberta, determinando que todas as proteínas também podem sofrer alterações por causa dos genes. Uma proteína é uma cadeia de polipeptídeos, portanto os genes interferem também nestas cadeias.

∗ Mutações – alterações genéticas: progeria (envelhecimento precoce), Alzheimer (degeneração do sistema nervoso) e adrenoleucodistrofia (não metaboliza alguns lipídios).

∗ Motivos para Mendel estudar a reprodução das ervilhas:
. Variedades bem definidas – não havia um meio-termo entre as características, evitando erros ou definições imprecisas. Quanto a cor, por exemplo, ou seria verde ou seria amarela.
. Autofecundação – fácil manuseamento, Mendel poderia fecundar o gameta feminino da ervilha utilizando apenas um pincel.
. Ciclo reprodutivo rápido – para a ervilha se desenvolver, bastavam uma ou duas semanas, acelerando as pesquisas.
. Grande número de descendentes em cada ciclo – os resultados poderiam ser observados em uma grande quantidade de descendentes de uma vez só.

∗ Ele observou que a primeira linhagem de descendentes, cruzando lisas puras com rugosas puras, era 100% lisa. Portanto, o fator responsável pela ervilha ser lisa era dominante e o fator que determinava a ervilha ser rugosa era recessivo, prevalecendo em todas elas a característica do gene dominante. Já na segunda geração, as ervilhas eram híbridas, pois possuíam fatores diferentes (um gene dominante e um recessivo), originando 75% lisas e 25% rugosas.

1ª lei de Mendel: Cada característica de um ser vivo é determinada por um par de fatores que se dividem na formação dos gametas, indo apenas um dos fatores do par para cada gameta, que é puro.

∗ Genótipo é o conjunto total de genes de um indivíduo X Fenótipo é a aparência, é o genótipo influenciado pelo meio.

∗ Probabilidade = número de eventos desejados / número de eventos possíveis.

0 comentários:

Postar um comentário