30.9.13

Crise da Idade Média e Idade Moderna

∗ Crise da Idade Média e início da Idade Moderna:

- O avanço das técnicas agrícolas aumentou a produtividade e diminuiu a escassez de alimentos => séculos depois, esgotou muitas terras por uma utilização excessiva do solo.
CONSEQUÊNCIA: a Expansão Marítima irá buscar novas terras para cultivo fora da Europa.

- O crescimento demográfico causado pelas melhorias na produção agrícola anteriormente agora irá decair => a população, afetada pela escassez de alimentos decorrente da crise do solo e contaminada pela peste negra, diminui drasticamente nos fins da Idade Média.
CONSEQUÊNCIA: as constantes revoltas camponesas contribuem para a formação de um exército e a busca por controle encontrará forças na figura de um rei abstolutista.

- As Cruzadas, que tinham como um dos objetivos o escoamento da população excedente, acarretou diversas transformações culturais que irão desenvolver novas concepções sobre o homem e o universo => a Igreja passa a ter sua autoridade questionada em tempos de crise social (a população vai se perguntar o motivo da fúria de Deus em tempos de tanta miséria e vai começar a descrer neste Deus que o bem sempre faz).
CONSEQUÊNCIA: movimentos de Reforma e Contrarreforma.

CENTRALIZAÇÃO DO PODER REAL.

 Absolutismo:

∗ Na Idade Média existiram monarquias feudais, mas o poder político estava pulverizado entre a nobreza dos feudos.

∗ Com as alterações ocorridas durante a crise da Idade Média, o rei se tornou uma figura importante para a organização e regulamentação da sociedade e das relações comerciais nos centros urbanos.

∗ Outro fator que favoreceu a centralização do poder na figura do rei foi o apoio da burguesia, interessada em uma unificação de pesos, medidas e impostos que facilitava as trocas comerciais.

∗ Características dos Estados absolutistas:
- Centralização política.
- Unificação político-administrativa: um único rei comandava todo o território, que antes abrangia diversos feudos.
- Unificação dos sistemas de pesos e medidas, monetário e impostos reais.
- A presença de um exército e de um corpo burocrático para garantir a ordem.
- Controle sobre a economia mercantilista.

∗ Teoria do Direito Divino de Bodin e Bossuet => justificativa divina para o poder absolutista. De acordo com essa teoria, o rei era o representante de Deus na terra, o enviado para governar seu povo, o que conferia ao monarca o poder absoluto.

∗ Teoria do Contrato Social de Hobbes => há, em uma sociedade, a necessidade de uma harmonia entre os indivíduos. O Estado foi criado para preservar, conferir esta unidade. É a autoridade que garante a ordem.

∗ “Os fins justificam os meios” de Maquiavel => segundo Maquiavel, o monarca pode utilizar qualquer meio para alcançar fins que considere importantes para o Estado, como o fortalecimento da nação.

 Formação dos Estados Nacionais:

∗ Formam-se vários reinos na Península Ibérica com a expulsão dos árabes.

∗ Portugal -> Rei morre sem deixar descendentes e familiares disputam o poder. D. João, Mestre de Avis, assume o poder em um momento que ficou conhecido como Revolução de Avis.

∗ Espanha -> forma-se através do casamento entre Aragão e Castela.

∗ França e Inglaterra -> formados a partir da Guerra dos Cem Anos e da ação da burguesia.

0 comentários:

Postar um comentário