30.9.13

Michel Foucault

- Principais questões:
• Como os homens e mulheres aprendem a se comportar?
• O que acontece quando não se comportam de acordo com o previsto?
• Em que lugares os ensinamentos sobre o que é socialmente aceitável e inaceitável são transmitidos?
• Por que e por quem estes ensinamentos são cobrados?

 - Com o surgimento de novos saberes e novos dispositivos disciplinares após a Revolução Industrial e Francesa (biologia, psquiatria, economia política, etc), se consolidou um novo modelo de organização social: as sociedades disciplinares.

- Lógicas de controle e penalização.

- Desbloqueio tecnológico da produtividade do saber ~> permitiu o estabelecimento de procedimentos de controle mais eficazes e menos dispendiosos.

- Mecanismos de controle e disciplina já existiam - Idade Média e “Nau dos Insensatos” ~> aqueles que fossem considerados anormais eram banidos do convívio social X na sociedade moderna, são incorporados e vigiados de perto.

- Exemplo: a partir do século XVIII, com o surgimento de clínicas médicas, surgiram expressões como “temperatura normal”, “pressão normal”, “altura normal”, estabelecendo um padrão de normalidade que se tornou um parâmetro para a sociedade.

- Acreditamos que a medicina, como ciência, tem o poder de curar porque tem o poder de saber mais sobre o nosso corpo que nós mesmos. Acreditamos que a escola tem o poder de ensinar porque tem o poder de saber quais são os comportamentos desejáveis, os conteúdos fundamentais e a didática adequada.

- Biopoder ~> quando a voz dos especialistas exercem poder e controle sobre o comportamento da coletividade.

- Há lugares que reproduzem esta estrutura de disciplina e vigilância: as fábricas, por exemplo, são como prisões, na qual se separam os indivíduos segundo suas funções, todos eles adestrados e supervisionados por técnicos que conhecem o ritmo e a produtividade esperada normais.

- Ninguém é titular do poder, porque ele se espalha em várias direções, em diferentes instituições, na rua e na casa, no mundo público e nas relações afetivas.

- Microfísica do poder ~> pequenas manifestações do poder, que é fragmentado por inúmeras áreas e instituições. Ex: escola, hospitais, fábricas.

- Macrofísica do poder ~> corresponde ao poder mais geral, exercido por grandes e únicas instituições de domínio. Ex: Estado, Igreja.

- Se o poder fosse somente repressivo, não seria obedecido. Acatamos às normas e discursos porque os introjetamos como verdades e não como convenções históricas.

- População racionalmente classificada, educada, controlada = força produtiva.

- Panóptico ~> termo utilizado para designar um centro penitenciário ideal cuja ideia básica é poder vigilar todos os prisioneiros sem que estes tenham consciência de que estão sendo observados. Propósito de punição.

1 comentários:

Marcus Vinícios disse...

muito bom mesmo
vai me ajudar nas aulas em que não é necessario muita informação

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