30.10.13

Segundo Reinado

• Golpe da Maioridade – na tentativa de minar as crescentes rebeliões e indignações populares, antecipa-se a maioridade de D. Pedro II, que assume o governo com 15 anos.

• O primeiro momento de seu governo (1840-1845) foi marcado pela tentativa de dar estabilidade ao país, solucionando problemas econômicos e dando um fim à Guerra dos Farrapos.

• Num segundo momento (1850 – 1870), seu governo passa por um período de prosperidade, devido à produção de café (1) e ao surto industrial (2).

(1) Os EUA, após sua independência, cortam relações com a Inglaterra e passam a comercializar café com o Haiti. Na época, porém, o Haiti passava por sua guerra de independência, o que interrompe a produção de café do país. Dessa forma, os EUA recorrem ao café brasileiro, que ganha destaque.
A produção de café no Brasil floresceu em duas áreas:

      • Vale do Paraíba (declínio) => usavam técnicas inapropriadas para o café (esgotamento do solo); o relevo acidentado não contribuía para um bom cultivo; utilizavam mão de obra escrava, que já não era tão vantajosa.
      • Oeste Paulista (ascensão) => técnicas apropriadas; terreno plano; mão de obra livre.

(2) O fim do tráfico de escravos e o dinheiro que o eixo Rio-São Paulo acumula com o café propulsionam maiores investimentos para as indústrias. Além disso, os investimentos do acionista Barão de Mauá e a Tarifa Alves Branco (maiores tarifas aos produtos importados = proteção aos produtos nacionais) também contribuem para que o Brasil vivencie um surto industrial.

Política externa do Segundo Reinado:

      ∗ Questão Christie => marinheiros ingleses foram presos no Brasil por fazerem arruaça, o que quase ocasionou um rompimento diplomático entre Brasil e Inglaterra.

      ∗ Bill Aberdeen => lei inglesa que determinava que qualquer navio negreiro que circulasse pelo Atlântico seria apreendido (pressão da Inglaterra, que vivia o Imperialismo e utilizava da mão de obra dos africanos, para o fim do tráfico de escravos).

      ∗ Guerra do Paraguai.

            - Causas: o Paraguai, que deseja expandir suas terras e deter a saída para o Atlântico pela Bacia da Prata, invade terras vizinhas (Mato Grosso, Argentina).
            - Brasil, Argentina e Uruguai formam a Tríplice Aliança e, com o apoio em recursos bélicos da Inglaterra, vencem a guerra contra o Paraguai.
            - Interesses da Inglaterra: preocupa-se com o crescente desenvolvimento do Paraguai, o que ameaçava as relações econômicas inglesas na América Latina.
            - Consequências: o Paraguai e a Tríplice Aliança, mesmo que vitoriosa, sofreram com forte crise econômica. Brasil e Argentina acarretaram dívidas e tornaram-se ainda mais dependentes da Inglaterra. O Paraguai, ainda, teve de lidar com séries problemas demográficos. No Brasil, o movimento republicano e abolicionista ganha força (escravos condecorados na guerra não deviam retornar à condição de escravos).

Movimento abolicionista no Brasil:

      ∗ Lei Eusébio de Queiroz (1850) => fim do tráfico de escravos.
      ∗ Lei do Ventre Livre (1871) => os filhos das mulheres escravas nascidos a partir daquela data seriam livres, mas continuariam na condição de propriedade do senhor até os 21 anos.
      ∗ Lei do Sexagenário (1875) => declarava livres os escravos com mais de 65 anos.
      ∗ Lei Áurea (1888) => determinava o fim da escravidão no país.

0 comentários:

Postar um comentário