2.10.13

Unificação Italiana

∗ Congresso de Viena divide a Itália em 7 Estados => Iniciativa italiana de se unificar politicamente e aderir aos movimentos liberais nacionalistas contra a descentralização e o absolutismo.

Movimentos nacionalistas e liberais (1848) => Reforçou movimentos sociais voltados para a defesa da nação e do Estado. Neste cenário, a burguesia busca manter a lógica de reprodução do capital e da produção industrial. Tal iniciativa provoca a ruptura com os interesses da classe operária (explorados), que se apoiam nos ideias socialistas e comunistas.
∗ Jovem Itália => organização revolucionária comandada pelas camadas médias sob liderança de Giuseppe Mazzini e Garibaldi.

∗ Risorgimento => movimento da alta burguesia, que lutava pela unificação sob uma monarquia liberal, comandado por Camilo Cavour.

∗ Itália predominantemente agrária e atrasada em relação aos outros países europeus => países do Norte impulsionam a industrialização (Piemonte).

∗ O Rei e o primeiro ministro de Piemonte, Vitor Emanuel II e Cavour, firmam aliança com a França => pacto militar antiaustríaco.

∗ Ameaça de invasão da Prússia leva a França a retirar seu apoio à Itália, que é obrigada a assinar o Tratado de Zurique, documento que lhe tomava territórios.

∗ Paralelamente, Garibaldi, através de movimentos patrióticos na Itália Central, consegue anexar diversos territórios a Piemonte => Reino da Alta Itália.

∗ 1860 => Ligação terrestre entre norte e sul => Reino da Itália. Entretanto, Veneza ainda estava sob comando austríaco e Roma sob comando de Napoleão III.

∗ França temerosa com a unificação da Itália, pois prevê o surgimento de uma nova potência próxima à sua fronteira.

∗ ALIANÇA ÍTALO-PRUSSIANA => contra inimigos comuns (Áustria e França). Retomam os territórios de Veneza e Roma e concluem a unificação sob o governo de uma monarquia constitucional e parlamentar.

∗ A Itália atrasou seu desenvolvimento capitalista industrial => sul agrário dominado pelas elites rurais / norte relativamente desenvolvido, mas com falta de mercado consumidor e matéria prima.

∗ Questão Romana => até então, inexistência de relações políticas e diplomáticas entre Igreja e Estado. Em 1929, o governo fascista de Mussolini, através do Tratado de Latrão, concede à Igreja a Praça de São Pedro, conhecida como Estado do Vaticano.

0 comentários:

Postar um comentário