30.10.13

América Anglo-Saxônica

• América Anglo-Saxônica => países do continente americano que tem como principal idioma o inglês e que também possuam laços históricos, étnicos, linguísticos e culturais com povos saxões.

• Composta pelos Estados Unidos e Canadá.

• América Anglo-Saxônica X América Latina:
      ∗ Na América Latina, as línguas derivam do latim, enquanto na América Anglo-Saxônica, as línguas derivam do anglo-saxão.
      ∗ Na América Latina, a colonização de exploração por parte dos países ibéricos gerou países historicamente subdesenvolvidos. A América Anglo-Saxônica, antes colônia de povoamento da Inglaterra, hoje reúne países mais desenvolvidos.
      ∗ América Latina = miscigenação racial; América Anglo-Saxônica = raça caucasiana (brancos).

• Contradições => província de Quebec (Canadá), Guiana e Belize.

• Relevo:
      ∗ Porção oriental => planaltos e montanhas muito antigos, caracterizados por intenso processo erosivo. Exemplos: Montes Apalaches e Planalto do Labrador.
      ∗ Porção central => constituída por extensas planícies, repletas de lagos e rios. Exemplos: Planície dos Grandes Lagos, Planície Lacustre e Planície do Mississipi.
      ∗ Porção ocidental => altas cadeias de montanhas, onde há vulcões ativos e frequentes terremotos. Exemplos: Sierra Nevada, Montanhas Rochosas, Planalto do Colorado.

• Vulcão Santa Helena => é um vulcão ativo localizado no sudoeste do estado norte-americano de Washington. Após 127 anos de inatividade, o vulcão entrou violentamente em erupção, aumentando sua largura em mais de 2 km e diminuindo sua altura em cerca de 400 m.

• Falha de San Andreas => falha geológica tangencial que se prolonga por cerca de 1290 km através da Califórnia. Marca um limite transformante entre a Placa do Pacífico e a Placa Norte-Americana, produzindo grandes terremotos. É cientificamente comprovado que um grande abalo sísmico na região pode desprender uma parte da Califórnia do continente.

LEMBRETE.
Movimentos das placas: orogênese (horizontal) ou epirogênese (vertical). 
• Hidrografia => abundância de lagos de origem glacial, como a região dos Grandes Lagos. Também possui generosa quantidade de rios que servem para a implantação de hidrovias e geração de energia elétrica, como o São Lourenço, o Mississipi e o Colorado.

• Vegetação e clima => no extremo norte da América Anglo-Saxônica, o clima é frio e polar, com vegetação rasteira adaptada às condições da região: a tundra. Na porção central do território, o clima é temperado, com verões e invernos bem definidos e florestas temperadas e caducifólias. Na parte leste dos EUA, o clima é semiárido e desértico, com vegetação adaptada à falta d’água, como estepes e plantas xerófilas. Nas áreas litorâneas, o clima é subtropical e a vegetação é a savana.

• O clima da América Anglo-Saxônica é influenciado por quatro fatores:
      ∗ Posição geográfica => quanto maior a latitude, menor a temperatura. Na América Anglo-Saxônica, as latitudes variam muito.
      ∗ Relevo => o relevo determina, nos Estados Unidos, a formação de desertos nos planaltos de Columbia e do Colorado, já que as barreiras montanhosas impedem que os ventos úmidos atinjam os vales; além disso, o relevo diminui as temperaturas no lado ocidental, em razão das grandes altitudes (cadeias da Costa e as Montanhas Rochosas).
      ∗ Correntes marítimas => chuvas intensas provocadas pela Corrente Pacífico-Norte (noroeste dos EUA e oeste do Canadá) e corrente do Golfo (sul dos EUA). A costa leste é atingida pela corrente fria do Labrador, que congela o litoral até a altura de Nova Iorque. Na porção oeste, a corrente fria da Califórnia torna semiárido todo o litoral.
      ∗ Massas de ar => A massa Polar, no Canadá, gera temperaturas de aproximadamente -25°C; mais ao sul, se manifesta sob a forma de geadas e frentes frias. No verão, avança para o norte a massa Tropical, elevando as temperaturas e provocando chuvas intensas nos EUA.

Curiosidades e observações:
• Estados separados do território americano (não contínuos) => Alasca e Havaí.
• No Brasil, Estados Unidos e Canadá, as capitais (Brasília, Washington D.C. e Ottawa, respectivamente) não são as cidades mais povoadas.
• Rio Grande => delimita a fronteira entre o território mexicano e o estadunidense (imigração clandestina).

8 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

o México também faz parte da America Anglo-Saxônica

Anônimo disse...

Não faz não. México não é considerado um país desenvolvido.

Anônimo disse...

O México faz parte do bloco NAFTA (Canadá, México e EUA), vc pode está confundindo isso.

Iellen Bruna disse...

Muito bom esse resumo, parabéns pela atitude!! Seu blog me ajudou mt, obrigada! :)

Anônimo disse...

curti esse blog

Anônimo disse...

j

Anônimo disse...

VAO CHUPAR UMA PIROCA

Postar um comentário