17.11.13

Sistema Endócrino - Principais hormônios

Ocitocina (hipotálamo) => popularmente conhecido como “hormônio do amor”, estimula as contrações uterinas e é corriqueiramente utilizado para induzir o parto nas mulheres.
Insulina (pâncreas) => aumenta a absorção de glicose pelas células do fígado, músculos esqueléticos e tecido adiposo, diminuindo sua concentração no sangue.
Glucagon (pâncreas) => atividade estimulante oposta à insulina, faz aumentar o teor de glicose na corrente sanguínea.
Adrenalina (glândulas suprarrenais) => prepara o organismo para realizar atividades físicas e esforços físicos, ocasionando taquicardia e aumento do estado de alerta.
Tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) (glândula tireoidea) => têm como função regular a velocidade do metabolismo e oxigenação dos tecidos. Para síntese destes hormônios, é necessária a ingestão de iodo. Deficiência = hipertireoidismo / hipotireoidismo.
Calcitonina (glândula tireoidea) => diminui o teor de cálcio no sangue quando este íon está em excesso.
Paratormônio (glândulas paratireoideas) => efeito contrário à calcitonina, aumentando o teor de cálcio no sangue quando em baixa concentração.
Progesterona (ovários) => hormônio sexual feminino, mantém o endométrio desenvolvido. O baixo nível de progesterona elimina este estímulo, havendo a descamação do endométrio (menstruação).

Em vermelho - estruturas endócrinas onde há a síntese do hormônio.

0 comentários:

Postar um comentário