3.11.13

Reino Animal (Parte 2)

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V) Moluscos

• Animais de corpo mole.
• Três partes básicas: cabeça (estruturas sensitivas e gânglios cerebroides); pé; saco visceral (vísceras + manto ou pálio – dobras da epiderme onde se forma a concha).
• Gastrópodas (“gastro” – estômago + “podas” – pés) => rádula, que serve para raspar o alimento.
• Glândula pedal produtora de muco, que facilita o deslocamento dos moluscos terrestres.
• Classes:
      ∗ Cefalópodes => polvo, lula e náutilo.
      ∗ Gastropodas => caracol e lesmas.
      ∗ Scaphopodas => moluscos cuja concha lembra presas de elefantes.
      ∗ Bivalves => mariscos e mexilhões.
• Pérolas => quando alguns moluscos bivalves são invadidos por elementos estranhos, forma-se a pérola, que nada mais é que sucessivas camadas do material da concha que isolam os intrusos.

VI) Anelídeos 

• Metameria => organização de um corpo em segmentos (anéis).
• Locomovem-se por cerdas (primeiros a apresentar apêndices locomotores).
• Clitelo => anel maior que, posteriormente, forma o casulo.
• Cada anel possui ambos os aparelhos reprodutores e um coração.
• A maioria dos anelídeos tem desenvolvimento indireto, com uma fase larvar chamada de trocófora.
• Minhocas aram o solo e produzem húmus.
• Classes:
      ∗ Aquetas (sem cerdas) => sanguessugas*.
      ∗ Oligoquetas (poucas cerdas) => minhocas.
      ∗ Poliquetas (muitas cerdas) => nereide.

* As sanguessugas apresentam duas ventosas para fixação em suas presas e são utilizadas para tratamentos médicos (sangrias). A sanguessuga pode ser utilizada, por exemplo, como uma “válvula de escape” para o sangue acumulado em amputações. O procedimento é indolor devido ao efeito anestésico da saliva do animal.

VII) Artrópodes 

• São seres de membros locomotores articulados.
• Metameria, em que os metâmeros se fundem formando tagmas (cabeça, tórax e abdômen).
• Exoesqueleto quitinoso.
• Produzem o hormônio ecdisona responsável pela muda (troca de exoesqueleto conforme o crescimento do artrópode).
• Classes:
      ∗ Chilopoda (quilópodes) => Possuem um par de patas por segmento do corpo, onde o primeiro par de patas é transformado em forcípula, onde se abre uma glândula de veneno. Exemplos: centopeias e lacraias.
      ∗ Diplópoda (diplópodes) => Possuem dois pares de patas por segmento do corpo e produzem um substância que os deixa com gosto e cheiro desagradáveis. Exemplos: embuás, mudo-de-cois e piolhos-de-cobra.
      ∗ Insecta => Possuem três pares de patas; são o único grupo que apresenta asa; é uma das classes mais importantes na medicina por apresentar um grande número de vetores de doenças. Exemplos: mosquitos, moscas, inseto barbeiro, pulga, piolho.
      ∗ Crustáceos => Número de patas variado; ausência de asas; poucos representantes terrestres. Exemplos: caranguejos, camarões, sirirs, lagostas.
      ∗ Aracnida => Apresentam quelíceras que podem ser inoculadoras de veneno em algumas ordens; possuem quatro pares de patas; apresentam pedipalpos (órgão sensorial e de cópula – acasalamento). Exemplos: aranhas, escorpiões (que apresentam na cauda um aguilhão que abriga veneno), ácaros e carrapatos.



VIII) Equinodermos

• “Equino” = espinho / “derme” = pele.
• Exclusivamente marinhos.
• Primeiros deuterostômios (ânus desenvolve-se antes que a boca), característica que os aproximam dos CORDADOS e seres humanos.
• Enquanto larvas, apresentam simetria bilateral. Quando adultos, pentarradial.
• Grande capacidade de regeneração.
• Sistema ambulacrário ou hidrovascular – movimento.
• Pediculárias (pequenas pinças) = removem detritos e pequenos parasitas que repousem sobre o corpo dos equinodermos.

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