9.7.14

Dinâmica Populacional e Teoria Malthusiana

Dinâmica populacional => o estudo da variação na quantidade dos indivíduos de determinada população.

População => pode ser definido como o conjunto de pessoas que residem em determinado território. Tal população pode ser classificada ainda segundo sua religião, nacionalidade, local de moradia (urbana e rural), atividade econômica (ativa ou inativa), e os seus respectivos comportamentos são objeto dos denominados indicadores sociais.

População x nação => o conceito de nação se define pelo conjunto de pessoas que repartem a mesma história, estando, por isso, inseridas em um mesmo panorama cultural. De acordo com essa orientação, a população de um país pode estar dividida em várias nações, ao mesmo tempo em que uma nação pode estar dividida entre dois ou mais países.

Thomas Maltus => elabora uma tese que procurava alertar sobre o crescimento desordenado da população e a inevitável escassez de alimentos e recursos que tal crescimento traria. Crescimento demográfico em PG e crescimento da produção de alimentos em PA.

Revolução Industrial e o florescimento da tecnologia => melhorias nas áreas de produção, conservação e transporte de alimentos => os estudos de Malthus caem por terra.

Implosão populacional => quedas de taxa de fecundidade em diversos pontos do planeta, especialmente na Europa ocidental e Japão.

Teoria neomalthusiana => explica o subdesenvolvimento e a pobreza pelo crescimento populacional, que estaria provocando a elevação dos gastos governamentais com os serviços de educação e saúde em detrimento de investimentos nos setores produtivos. Para os neomalthusianos, uma população numerosa seria um obstáculo ao desenvolvimento e levaria ao esgotamento dos recursos naturais, ao desemprego e à pobreza. Afirmam também que é possível melhorar a produtividade da terra com uso de novas tecnologias, e que é possível reduzir o ritmo de crescimento da população através do planejamento familiar.

0 comentários:

Postar um comentário